A Posse de Lula

A Posse de Lula acontece no domingo, 01 de janeiro de 2023, dia da Confraternização Universal, dia da Mundial da Paz, feriado cívico Ano Novo. A terceira posse de Lula trás o novo presidente da república federativa do Brasil, que chega num momento de muita divisão política no país. Com o compromisso de unificar a nação em nome de um governo humanizado, reunindo diversas vertentes políticas em nome de um bem comum. O significado da celebração que dá as boas-vindas ao novo ano reflete o desejo de união entre os povos.

A diplomação do presidente Lula e do vice Geraldo Alkmim, eleitos em 30 de outubro, aconteceu no dia 12 de dezembro, no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, entregou o diploma aos eleitos.

A primeira posse de Lula aconteceu no dia 1º de janeiro de 2003, em cerimônia realizada no Congresso Nacional em Brasília. Empossado como 35.º Presidente do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia, deram início ao primeiro mandato da esquerda o Brasil. 

 Agora, há exatos vinte anos passados, Lula volta ao seu novo ato de posse ao lado de sua nova esposa e primeira dama Rosângela da Silva, Janja, aliás, coordenadora da organização da posse do presidente, o "Festival do Futuro". Dando início dessa forma, a seu terceiro mandato no comando da República Federativa do Brasil.

 O simbolismo da passagem da faixa presidencial que a princípio, representa a verdadeira democracia não acontece mais no novo cenário politico Brasileiro. Todavia em 2003, a foto da posse contava com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso no parlatório do Palácio do Planalto.

A segunda posse de Lula aconteceu enfim, numa segunda-feira, dia 1o de janeiro de 2007 para governar até 31 de dezembro de 2010. Contudo, na ocasião, após chuvas intensas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reeleito chegou ao Congresso Nacional. A célebre chegada ocorreu em carro aberto e foi empossado pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, em sessão solene no Plenário da Câmara.

A evolução Humana e suas tecnologias, reunindo passado, presente, futuro, o novo, o antigo, o obsoleto, o lançamento, as criações, invenções, adaptações e as possibilidades. Em todos os campos do conhecimento.

Postagens mais visitadas