INSS Revisão da Vida Toda, o STF aprovou a revisão em 01 de dezembro de 2022, por 6 votos a 5 o Superior Tribunal Federal decidiu a questão.
O que essa revisão da vida toda? É o reajuste da aposentadoria das pessoas que contribuíram antes de julho de 1994.
Contribuir o que é? É pagar uma taxa mensal ao INSS, seja como autônomo, seja como empregado. Por exemplo: se você foi empregado de determinada empresa, você contribuiu ao INSS e se essa contribuição ao INSS ocorreu no período anterior a de julho de 1994, pode ser que você tenha direito a essa revisão.
E por que isso? porque anteriormente, quando você entrava com o pedido de aposentadoria no INSS, o orgão só considerava o período de contribuição após julho de 1994.
INSS Revisão da Vida Toda, o que muda?
Apartir de agora, com a revisão da vida toda você vai levar em consideração todo o período de pagamento que você fez ao INSS.
E se porventura se você teve uma contribuição maior ou seja, se você pagava mais ao INSS antes de julho de 1994, você pode sim, ter o direito a um aumento da sua aposentadoria.
Por esse motivo é muito importante que você entre em contato com um advogado da sua confiança. Para que ele possa dessa maneira, realizar uma análise jurídica do seu caso e analisar os cálculos da sua situação. Você pode e deve enfim, lutar por esse aumento do seu benefício previdenciário.
Para definir o valor da aposentadoria pelo INSS, definido em 1999 (até então, o cálculo do benefício considerava a média das contribuições dos últimos 3 anos). Posteriormente, aprovada uma lei que determinou que a média seria feita com salários da vida toda. Mas a partir de julho de 1994 — a data foi escolhida por causa da estabilização do real.